domingo, 6 de junho de 2010

Quem Sou Eu?
Maria, acima de tudo sou uma pessoa. E como tal, tenho defeitos, qualidades, manias, falhas e acertos, acabando, assim, por conseguir viver de forma tranquila.
Recordo os velhos tempos de luta no infantário... Relembro os quatro, altura em que era uma pequena, solitária, tristonha, e enfadonha menina, de grnade potencial, inteligente. Lembro-me de não questionar sobre a realidade, de apenas procurar sozinha, as respostas. Embora no quarto ano as crianças tenham já uma ideia formada do mundo e das pessoas, e tenham também algum vocabulário adquirido, eu apresentava um défice em comunicação escrita e verbal. Era também uma criança agressiva, egoísta, sem amigos. Recordo-me de várias "bulhas" provocadas para chamar a atenção, conseguindo apenas ficar de castigo. -"A aluna revela falta de estudo, pouca concentração e nenhum interesse no melhorar das classificações atingidas (...)"- lia eu numa das provas, revelando as minhas limitações.
Algo de realmente bom aconteceu na transição para o ensino básico. Descobri um novo mundo, iniciando uma nova vida. Adoptei métodos de estudo, obtendo uma prestação bastante positiva a nível escolar. Foi altura de reconstrução da minha auto-estima, até aí baixa. Pouco depois, há uma progressiva tentativa de comunicação. A professora de história vê-se obrigada a cortar-me a palavra nas intervençoes da aula e com catorze anos orgulhava-me de ser uma excelente aluna.
-"que olhos lindos!"- diziam-me repetidamente, e eu interpretava como uma tentativa de me ludibriarem. Só na adolescência é que realmente comecei uma auto-reflexão, avaliando-me física e psicologicamente, criticando a minha personalidade e a minha imagem positivamente, tornando-me mais confiante. A descoberta de valores da amizade de criação de laços, na integração para o 11º ano mostrou-me que mais do que fruir um bom resultado nas provas prestadas, há tambem relações fortes que poderão marcar o nosso futuro positivamente.
Concluindo, sou o resultado de processos dinâmicos e evolutivos que me transformam numa pessoa forte, sensível, pensadora, trabalhadora e amiga.
Sou eu, Maria.

3 comentários: